sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Expedição Circuito da Cachaça- Cavernas do Peruaçu.

Olá galera, fim de férias, de volta as tarefas diárias, ao cotidiano, e à internet é claro!


Desde o inicio da temporada de férias não atualizo o blog, por isso já quero começar comentando sobre mais uma expedição realizada pela, Equilíbrio Natural Esportes de Aventura no intuito de realizar uma mapeamento que irá compor o banco de dados da empresa sobre potenciais atrativos ecoturisticos situados no entorno de nossa cidade e do Parque nacional Cavernas do Peruaçu. È um trabalho longo e demorado que vai desde a localização e mapeamento dos pontos ate as negociações com os proprietários das terras para a possível utilização do local como atrativo turístico, para posteriormente selecionar pessoa das comunidades próximas e capacita-las para receber um fluxo turístico com segurança e responsabilidade. Gerando assim uma fonte limpa de renda para aquela comunidade.

A “Expedição Circuito da cachaça- Cavernas do Peruaçu“,teve inicio no dia 24 de julho de 2011 na comunidade do Brejo do Amparo, historicamente reconhecido como berço da cidade de Januaria MG, e famosa pela produção artesanal de cachaça, e findou-se após seis dias de caminhada pela mata fechada, subindo morros e descendo serras, atravessando cavernas, vales e cânions no Buraco dos macacos, no Vale do Peruaçu. Mais atenção, a entrada no Parque nacional Cavernas do Peruaçu é exclusiva para pesquisadores ou visitas técnicas, devendo ser agendada diretamente com o ICNBIO, de maneira alguma entre no parque sem autorização previa. Isso tudo porque o parque esta em processo de estruturação para ser aberto ao publico ateo final de 2012, só então poderemos desfrutar livremente deste tesouro natural e arqueológico entranhado no norte de Minas Gerais.

A equipe foi composta pelos montanhista locais de Januaria: Célio Lima , Carlos Andre e Marcos Aurélio.

No primeiro dia saímos do circuito da cachaça e atravessamos uma longa crista calcaria ate descermos por um vale entre morros, onde localizamos uma nascente sob um paredão imenso contendo algumas pinturas rupestres, caminhamos pelo resto do dia por um vale ate subirmos outra montanha e acamparmos na gruta do tatu.

No segundo dia, nos embrenhamos mata à dentro atravessando uma longa cadeia do morros, subindo e descendo, contornando, atravessando vales,abismos, lugares incríveis. Neste dia o que mais chamou a nossa atenção foi uma parede muito bonita, em um mirante repleto de pinturas rupestres, variadas formas retratadas naquelas paredes, o mirante aponta direto para a comunidade da marreca. Nesta noite dormimos no encontro de dois córregos: O riacho da Cruz e O rio Piripiri, em um local chamado Lagedo, uma antiga usina funcionava ali.

A partir deste ponto seguimos margeando o rio Piripiri por muitos km, até alcançarmos a comunidade que possui o mesmo nome de rio a qual vínhamos margeando. Neste ponto, desviamos nosso caminho por quatro km ate a comunidade do Ovo D´ma, a fim de comprarmos algumas provisões e conversamos um pouco com os moradores locais.

Após escutarmos com atenção varias estórias, historias e lendas, nos despedimos do pessoal da comunidade e retornamos ao nosso trajeto, dormimos no mato.

O quarto dia foi o mais dramático, a fim de recuperarmos o tempo que gastamos na comunidade, resolvemos atravessar uma serra que nos levaria direto para dentro das terras do parque, embora ainda longes do leito do rio Peruaçu, nosso objetivo. Nossa intenção foi muito boa, porem esta serra era formada por uma capoeira extremamente densa, entrelaçadas por cipós fortíssimos e espinhentos que nos rasgavam a cada metro avançado mata á dentro. Mesmo com serviço pesado prestado por Carlos Manolo de correr e se jogar contra a mata , tentando abri-la como um trator, coisa de uma mistura de loucura com um pouco de desespero e vontade de sair dali o mais rápido possível...acreditem atravessamos os dois km de serra, subindo de um lado e descendo pelo outro em pouco mais de uma tarde inteira...mais de seis horas para atravessar dois km...Nesta noite dormimos acampados do lado de fora de uma base do parque, a casa onde ficam o pesquisadores.

A partir daqui estávamos dentro do parque, caminhamos por toda manha e chegamos na cancela que da acesso ao Brejal, já no leito do rio Peruaçu, entramos no cânion e seguimos por ele, atravessamos por 40min uma caverna gigantesca, como um imenso túnel, com água pela canela ate sairmos do outro lado e continuarmos pelo cânion, não tenho palavras para descrever a beleza que é este lugar, uma vez escutei alguem dizer que “Deus brincava quando vez o Peruaçu”, e é mais ou menos isso que se sente no meio daquilo tudo.

Esta noite dormimos em uma caverna, meio que de bivaque mesmo.

|O nosso ultimo dia de caminhada foi por dentro do Janelão, “menina dos olhos do parque” um lugar encantado demais para ser descrito aqui, simplesmente não cosigo.

Atravessamos o janelão, passamos por todas as dolinas e subimos pelo buraco dos macacos, a ultima dolina deste complexo.

Aqui, mais uma vez tentamos ganhar um tempinho e optamos por pegar um”atalho” saindo da estrada e mais uma vez nos embrenhamos no mato...parece piada mais esta quase que se comparou com a serra do Pará, que atravessamos no quarto dia...saimos na comunidade do Fabião  já a noite, nos encontramos com o responsável pelo parque, o Evandro,conversamos com ele a respeito de expedição, nos despedimos dele e evidentemente nos dirigimos ao primeiro barzinho que vimos para saciar a sede destes seis dias de caminhada.

  Foi uma experiência única, paisagens exuberantes, lugares incríveis, rios, cavernas, mirantes, serras, morros... uma trilha inesquecível. A segunda expedição realizada pela Equilíbrio Natural Esportes de Aventura foi um sucesso, agora é aguardar a próxima no final do ano...

Uma Expedição destas requer planejamento, logistica, estruturação e a inevitavel ajuda dos amigos, por isso agradecemos a todas as pessoas que de alguma forma tornaram tudo isso possivel, a yulo e monique que nos acompanharam por alguns mometos do primeiro dia de caminha, jantando com agente na gruta do tatu e principalmente a minha linda, Érica, por acorar cedim pra nos levar ate o inicio da caminhada e por nos buscar la no final..e por tudo mais...valeu moçada...é nóis


Circuito da cachaça Zé de Marinho

1ºdia barriguda seca..

fantare e manolo

equipe

serrona fechada, mais essa foto ainda tava bom


o totem natural vigiando a entrada do vale..

raizes


trilhinha

de manhan cedo


pintiras rupestres...

interpretem essa, se poderem

olha a dimensão do lugar..

buraco dos macacos visto por baixo


uma das claraboias

sombra e luz na foto

cogumelos
canion do janelão

celio lima


  Para finalizar esta postagem gostaria de comunicar que neste proximo fim de semana,13 e 14 de agosto, estaremos recebendo aqui em januaria o escalador e conquistador, local de Montes Claros "Carlos Cachaça" mais conhecido como "prefeito" nos picos de montes claros. Ele virá no intuito de conhecer o os picos de januaria, escalar e conquistar umas vias, promovendo o intercambio entre moc city e januaria, cidades proximas e que tem condiçoes de se destacarem na escalada esportiva nacional... Fim de semana é nois na rocha mano...ate mais moçada, semana que vem tem mais...