sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Pinturas Rupestres

"Uma das primeiras formas que o ser humano encontrou para deixar seus vestígios foi a pintura.
Pintura em um abrigo no barreiro.
A arte rupestre consistiu na maneira utilizada para se ilustrar sonhos e cenas do cotidiano. Símbolos da vida, da morte, do céu e da terra podem ser encontradas em diversas paredes e abrigos em rocha por todo o mundo."
                              

Um grande acervo de arte rupestre pode ser encontrado na região de januaria, que ainda conta com o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, reconhecido mundialmente por sua importancia arqueologica. Mais não só no parque se encontram pinturas, elas pode ser vistas em quase que todos os morros e abrigos que rodeiam a cidade, um bom exemplo disso é a região conhecida como barreiro, zona rural de januaria, localizado a aproximados 10 km do centro da cidade. São pinturas lindas, algumas antropormoficas, outras zoomorficas, abstratas. Estima-se que tenha sido feitas a 10 mil anos pelos antigos povos que viviam na região, e ilustram a vida pré-histórica, caçadas, ritos religiosos, sexo, enfim...



O que será que representam?
  São muitas e variadas as pinturas por aqui encontradas, essas ai se localizam no barreiro, em um paredão de calcario com aproximados 120 graus de inclinação, muito massa.