quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Visitação Gruta dos Anjos - Januaria MG

     A cidade de Januaria, norte de Minas Gerais, abriga uma imensidade de cavernas calcarias situadas por toda região. No ultimo fim de semana, domingo dia 13, a Equilíbrio Natural Esportes de Aventura, empresa da qual faço parte, promoveu uma visitação à uma dessas muitas cavernas que por aqui existem. Trata-se da Gruta dos Anjos, localizada a aproximados 5 km do centro de Januaria, mais especificamente na comunidade do Brejo do Amparo.
      Tal caverna é de muito fácil acesso, possuindo uma trilha bem demarcada que passa por cima do morro, por este motivo e talvez por se localizar praticamente dentro da comunidade, bastando-se subir o morro, ela sofra muito com o vandalismo e com a falta de respeito de visitantes despreparados que alem de deixarem seu lixo para traz sem nenhum constrangimento, ainda riscam nomes e frases nas suas paredes.
     Apesar disso, é uma gruta de beleza singular, possuindo muitos espeleotemas dos mais variados espalhados por seus vários salões, nota-se que os salões mais afastados da entrada estão muito bem protegidos do vandalismo e se apresentam quase que intactos. Em fim, é um local muito bonito e que vale muito a pena conhecer.
      A Equilíbrio Natural Esportes de Aventura, vem se aprimorando cada vez mais na condução e segurança dos que pretendem conhecer as belezas naturais da região de Januaria e praticar esportes que permitam um contacto direto com o ambiente natural, como a escalada em rocha e diversas atividades verticais como rapel, tirolesa, pêndulos... Neste ultimo domingo, dia 13 de fevereiro, conduzimos um grupo que buscava esta interação natural com o ambiente de montanha, realizamos um trekking até a entrada da caverna, onde foram passadas instruções de comportamentos em ambientes caverniferos para o grupo, que se mostrou atento a todos os detalhes.
     Conhecemos o interior da gruta, atravessamos vários de seus salões, rastejamos por fendas estreitissimas, vimos travertinos que mais pareciam piscinas cheias de agua, e retornamos para o ambiente externo renovados pela experiência. Deste ponto nos dirigimos à um mirante onde realizamos o rappel.
     Tudo ocorreu muito bem, e tenho certeza de que todos gostaram muito desta atividade, valeu as meninas, Bel, Queila, Sheila, Priscila e Joyce pelos momentos compartilhados na montanha.... E para vc que deseja tambem conhecer as belezas naturais de nossa região com toda segurança nescessaria procure-nos, a Equilíbrio Natural estará sempre pronta para te servir.
     Obrigado, e até mais...




 Algumas fotos:

O grupo..


Alongamento antes do trekking

escalaminhada




mirante do brejo
muito instrutivo...

a entrada da caverna
 .....


formação muito bonita

pausa pra foto

repare nas formações à frente

sinistro dmais...

...as meninas...


nesta fenda tem que ter coragem...

Bel, Queila, Joyce,Priscila e Sheila

as piscinas de travertino
....
                                            
rapelzim...bel



instrução..

rapelzim
                                                                                
                                                
.....

.....
....

Valeu galera....