quinta-feira, 13 de outubro de 2011

1º Curso de Escalada Esportiva em Rocha de Januaria MG / Nivel Básico


Olá pessoal, diante do recente interesse de algumas pessoas de Januaria em conhecer e praticar a escalada esportiva, a Equilíbrio Natural Esportes de Aventura vem oferecer este, que é o "1º Curso de Escalada Esportiva em Rocha de Januaria MG / Nível Básico" da cidade. Além de preocuparmos com a segurança dos novos praticantes do montanhismo, tb nos preocupamos muito com a questão do impacto que essa proliferação de escaladores pode gerar nas montanhas januarenses, locais até agora calmos, isolados, limpos e agradáveis, que de maneira nenhuma podem perder estas caracteristicas. Por isso o curso que oferecemos possui um modulo inteiro voltado para a questão das regras de mínimo impacto, comportamentos em ambientes naturais e setores de escalada, isso tudo no intuito de formar mais que escaladores esportivos e sim, proporcionar para estes futuros praticantes, uma nova maneira de ver a vida, de interagir com a natureza de forma saudável e harmoniosa, proporcionando crescimento como montanhista e como pessoa.

O curso será realizado nos dias 05/06 e 12/13 de Novembro de 2011, terá carga horária de 32 horas.
 Interessados entrar em contato com: celio.lima02@gmail.com

   

Abaixo os cronogramas do curso, peço descupas mais não sei lidar direito com computadores então ficou meio estranha, essas imagens...mais é isso aí..

                                                                                 

                                                                                  

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Em fim, uma atualização!!!


Bom, depois de um bom tempo "sem ter tempo" de atualizar o blog, venho informar que neste meio período a cidade ganhou mais quatro belíssimas vias de escalada, são elas: "Bestial Devastation - 6º aprox 35m", "Chuva de Bromélias - 6º sup/7a" aprox 25m", "Visitante oculto - Projeto, provável 8a/b" e "velho Chico - 7c aprox 45m", todas elas se localizam no Salão Encantado, e contaram com a inestimável colaboração do conquistador  local de Montes Claros, Carlos "primo" Cachaça, que alem de doar algumas varias chapeletas para a confecção das vias, ainda traz sempre um" brinquedinho da makita" que vem agilizando em 100% os serviços. Graças aos esforços dos escaladores locais, representantes da Equilíbrio Natural Esportes de Aventura e do Carlos Cachaça, a escalada e o montanhismo vem evoluindo de forma positiva na cidade de januaria, inclusive atraindo novos praticantes, que a partir do mês de Outubro, estarão tendo a oportunidade de conhecerem um pouco mais sobre o esporte e suas praticas, através de um curso de escalada em rocha que será ministrado pela Equilíbrio Natural Esportes de Aventura, no intuito de proporcionar segurança para aqueles que desejam se enveredar pelo mundo das montanhas. No curso os novos praticantes terão a oportunidade de adquirir conhecimentos técnicos indispensaveis para a escalada segura, bem como aprenderão a se comportarem em ambientes naturais, áreas particulares e parques, já que percebemos que em diversas regiões onde a escalada é mais difundida, vem ocorrendo problemas com o mau comportamento de escaladores, que  infelizmente não sabem se portar em locais naturais.
  A cada dia evoluímos um pouco mais, esperamos até o fim do ano poder oferecer uma incrível variedades de vias para a comunidade da montanha.
  Ainda neste meio tempo, aconteceu nos dias 17 e 18 de Setembro a 1º jornada de Eco turismo de Januaria, realizada pelo SESC- LACES de Januaria, em comemoração ao dia internacional do Turismo, 27 de Setembro. Foi uma boa oportunidade de conversar e discutir estratégias de visitação e uso sustentável da região, bem como as perspectivas de abertura do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. Para maiores informações a respeito do evento entre no link: http://norteminasturismo.blogspot.com/2011/09/1-jornada-de-ecoturismo-de-januaria-mg.html


"As dificuldades são como as montanhas. Elas só se aplainam quando avançamos sobre elas."


                                                                                                                       Provérbio japonês


Fotinhas:
Só até alí?

Calazar Certo

velho chico

Bestial devastation

parada da velho chico

cruz da só até alí?

conquista da veho chico

na velho chico

inicio do crux da Visitante Oculto
                                                                             
conversa com evandro, gerente do parque.

alucinação visual

painel de pinturas

hum...


Até mais...

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Expedição Circuito da Cachaça- Cavernas do Peruaçu.

Olá galera, fim de férias, de volta as tarefas diárias, ao cotidiano, e à internet é claro!


Desde o inicio da temporada de férias não atualizo o blog, por isso já quero começar comentando sobre mais uma expedição realizada pela, Equilíbrio Natural Esportes de Aventura no intuito de realizar uma mapeamento que irá compor o banco de dados da empresa sobre potenciais atrativos ecoturisticos situados no entorno de nossa cidade e do Parque nacional Cavernas do Peruaçu. È um trabalho longo e demorado que vai desde a localização e mapeamento dos pontos ate as negociações com os proprietários das terras para a possível utilização do local como atrativo turístico, para posteriormente selecionar pessoa das comunidades próximas e capacita-las para receber um fluxo turístico com segurança e responsabilidade. Gerando assim uma fonte limpa de renda para aquela comunidade.

A “Expedição Circuito da cachaça- Cavernas do Peruaçu“,teve inicio no dia 24 de julho de 2011 na comunidade do Brejo do Amparo, historicamente reconhecido como berço da cidade de Januaria MG, e famosa pela produção artesanal de cachaça, e findou-se após seis dias de caminhada pela mata fechada, subindo morros e descendo serras, atravessando cavernas, vales e cânions no Buraco dos macacos, no Vale do Peruaçu. Mais atenção, a entrada no Parque nacional Cavernas do Peruaçu é exclusiva para pesquisadores ou visitas técnicas, devendo ser agendada diretamente com o ICNBIO, de maneira alguma entre no parque sem autorização previa. Isso tudo porque o parque esta em processo de estruturação para ser aberto ao publico ateo final de 2012, só então poderemos desfrutar livremente deste tesouro natural e arqueológico entranhado no norte de Minas Gerais.

A equipe foi composta pelos montanhista locais de Januaria: Célio Lima , Carlos Andre e Marcos Aurélio.

No primeiro dia saímos do circuito da cachaça e atravessamos uma longa crista calcaria ate descermos por um vale entre morros, onde localizamos uma nascente sob um paredão imenso contendo algumas pinturas rupestres, caminhamos pelo resto do dia por um vale ate subirmos outra montanha e acamparmos na gruta do tatu.

No segundo dia, nos embrenhamos mata à dentro atravessando uma longa cadeia do morros, subindo e descendo, contornando, atravessando vales,abismos, lugares incríveis. Neste dia o que mais chamou a nossa atenção foi uma parede muito bonita, em um mirante repleto de pinturas rupestres, variadas formas retratadas naquelas paredes, o mirante aponta direto para a comunidade da marreca. Nesta noite dormimos no encontro de dois córregos: O riacho da Cruz e O rio Piripiri, em um local chamado Lagedo, uma antiga usina funcionava ali.

A partir deste ponto seguimos margeando o rio Piripiri por muitos km, até alcançarmos a comunidade que possui o mesmo nome de rio a qual vínhamos margeando. Neste ponto, desviamos nosso caminho por quatro km ate a comunidade do Ovo D´ma, a fim de comprarmos algumas provisões e conversamos um pouco com os moradores locais.

Após escutarmos com atenção varias estórias, historias e lendas, nos despedimos do pessoal da comunidade e retornamos ao nosso trajeto, dormimos no mato.

O quarto dia foi o mais dramático, a fim de recuperarmos o tempo que gastamos na comunidade, resolvemos atravessar uma serra que nos levaria direto para dentro das terras do parque, embora ainda longes do leito do rio Peruaçu, nosso objetivo. Nossa intenção foi muito boa, porem esta serra era formada por uma capoeira extremamente densa, entrelaçadas por cipós fortíssimos e espinhentos que nos rasgavam a cada metro avançado mata á dentro. Mesmo com serviço pesado prestado por Carlos Manolo de correr e se jogar contra a mata , tentando abri-la como um trator, coisa de uma mistura de loucura com um pouco de desespero e vontade de sair dali o mais rápido possível...acreditem atravessamos os dois km de serra, subindo de um lado e descendo pelo outro em pouco mais de uma tarde inteira...mais de seis horas para atravessar dois km...Nesta noite dormimos acampados do lado de fora de uma base do parque, a casa onde ficam o pesquisadores.

A partir daqui estávamos dentro do parque, caminhamos por toda manha e chegamos na cancela que da acesso ao Brejal, já no leito do rio Peruaçu, entramos no cânion e seguimos por ele, atravessamos por 40min uma caverna gigantesca, como um imenso túnel, com água pela canela ate sairmos do outro lado e continuarmos pelo cânion, não tenho palavras para descrever a beleza que é este lugar, uma vez escutei alguem dizer que “Deus brincava quando vez o Peruaçu”, e é mais ou menos isso que se sente no meio daquilo tudo.

Esta noite dormimos em uma caverna, meio que de bivaque mesmo.

|O nosso ultimo dia de caminhada foi por dentro do Janelão, “menina dos olhos do parque” um lugar encantado demais para ser descrito aqui, simplesmente não cosigo.

Atravessamos o janelão, passamos por todas as dolinas e subimos pelo buraco dos macacos, a ultima dolina deste complexo.

Aqui, mais uma vez tentamos ganhar um tempinho e optamos por pegar um”atalho” saindo da estrada e mais uma vez nos embrenhamos no mato...parece piada mais esta quase que se comparou com a serra do Pará, que atravessamos no quarto dia...saimos na comunidade do Fabião  já a noite, nos encontramos com o responsável pelo parque, o Evandro,conversamos com ele a respeito de expedição, nos despedimos dele e evidentemente nos dirigimos ao primeiro barzinho que vimos para saciar a sede destes seis dias de caminhada.

  Foi uma experiência única, paisagens exuberantes, lugares incríveis, rios, cavernas, mirantes, serras, morros... uma trilha inesquecível. A segunda expedição realizada pela Equilíbrio Natural Esportes de Aventura foi um sucesso, agora é aguardar a próxima no final do ano...

Uma Expedição destas requer planejamento, logistica, estruturação e a inevitavel ajuda dos amigos, por isso agradecemos a todas as pessoas que de alguma forma tornaram tudo isso possivel, a yulo e monique que nos acompanharam por alguns mometos do primeiro dia de caminha, jantando com agente na gruta do tatu e principalmente a minha linda, Érica, por acorar cedim pra nos levar ate o inicio da caminhada e por nos buscar la no final..e por tudo mais...valeu moçada...é nóis


Circuito da cachaça Zé de Marinho

1ºdia barriguda seca..

fantare e manolo

equipe

serrona fechada, mais essa foto ainda tava bom


o totem natural vigiando a entrada do vale..

raizes


trilhinha

de manhan cedo


pintiras rupestres...

interpretem essa, se poderem

olha a dimensão do lugar..

buraco dos macacos visto por baixo


uma das claraboias

sombra e luz na foto

cogumelos
canion do janelão

celio lima


  Para finalizar esta postagem gostaria de comunicar que neste proximo fim de semana,13 e 14 de agosto, estaremos recebendo aqui em januaria o escalador e conquistador, local de Montes Claros "Carlos Cachaça" mais conhecido como "prefeito" nos picos de montes claros. Ele virá no intuito de conhecer o os picos de januaria, escalar e conquistar umas vias, promovendo o intercambio entre moc city e januaria, cidades proximas e que tem condiçoes de se destacarem na escalada esportiva nacional... Fim de semana é nois na rocha mano...ate mais moçada, semana que vem tem mais...

sábado, 9 de julho de 2011

Climb!!!!

 O mês de junho foi movimentado nos morros januarenses.
 Alem de varias "andanças, escalaminhadas e cavernadas" pelos morros das redondesas, o climb rolou solto no Salão Encantado.
 Alem da via "Cordadinha" e da "Cabeça de rato", inauguramos mais uma rota conquistada em uma incrivel parede inclinada.
 A linha é sensacional, alguns buracos, copinhos de calcarios, chifrinhos e pedaços de concreção em forma de cristas compões os aproximados 22 metros de parede negativa sobre a qual a rota foi instalada. O projeto ainda não teve cadena mais 10 das 15 proteções ja estão com seus movimentos isolados....
 Alem da estreia do projeto, tambem estrearam na escalada em rocha Erica e Monique Sakaia, as duas novas ecaladoras de Januaria.
Ainda em julho, retornaremos para um antigo projeto nosso, a via "Só até alí", no Brejo do Amparo, a ideia é construir mais algumas vias no campo do brejo, abrindo um leque maior de graduação de vias naquele espaço.


Celio, no inicio do projeto

Junera, no inicio do projeto

malhando a via

junera malhando a via

yulo malhando a via

Erica em tope hop na cordadinha...iniciando muito bem..

Monique na cordadinha, "mandando pra cima"

Celio em tope hop no salão encantado, "dinamico complicado este."

Erica em tope

Monique em tope no salão

yulo em tope no salão



Dazera malhando o projeto.
 Bons ventos a todos.....

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Quem conquista quem?

Esse texto é de autoria do Atila Barros ,e o encontrei em sua coluna  no site do Altamontanha, achei muito interessante e resolvi postar aqui hoje.
                                                       
                                                        Quem conquista quem?

Esta semana que passou por conta de muito trabalho não pude escalar e tive de ficar longe dela. Tive de me contentar em malhar no murinho do apartamento. Entre um mate e um projeto, uma passadinha nas agarras, mas minha cabeça só conseguia pensar nela, por mais que me afundasse em trabalho, meus pensamentos pertenciam a ela. Meus amigos foram para São Thomé das Letras (MG), e estariam perto das suas, eu fiquei em casa e só pensei nela.


Como está sua auto-estima? Não se aprova quando olha no espelho? Cuide-se. Ginástica e uma dieta leve podem melhorar seu aspecto físico. A conquista do seu objetivo envolve uma grande dose de auto-estima e aceitação de si mesmo.

Você se acha feio e desengonçado? Beleza nem sempre põe mesa, os melhores escaladores não são lá clones de “Apolo”, apesar das minhas amigas acharem Chris Omprakash Sharma um gato, uma semana de gripe na cama, prejudica qualquer rosto bonito (rs!).

A beleza física é efêmera. Beleza por si só cansa (Não é o que as mulheres dizem!). Quanto tempo você ficaria olhando para uma foto da sua mais belíssima preferida? Você decerto conhece alguém extremamente esquisito que manda muito bem, não? Fica cismado e se pergunta: 'Deus, como o Fulano conquista? Consegue as mais perfeitas! O cara é nanico, careca e tem uma barriga pra ninguém botar defeito.' Como ele consegue conquistar uma das grandes e eu não? Como um cara que vive com um copo de cerveja na mão consegue e eu que nem bebo to aqui, só olhando as dos outros?
Saiba observar e notar o que ela tem para você. Saiba à hora certa de entrar com tudo. Isso ajuda, sabia? O senso de humor e a alegria são ferramentas da conquista! Cara emburrada afasta as pessoas e as possibilidades de ajuda na hora de chegar perto dela, nem sempre o mais forte é quem chega lá sabia?

Seja sempre gentil e paciente. Elas adoram ser admiradas, nasceram para isso, ele levaram muitos anos apenas para existir. No entanto, não faça deste gesto uma coisa comum, uma regra. Desenvolva a inteligência e a cultura, mas não seja um chato.
Seja sempre sincero com você e principalmente com ela, seu objetivo. Jamais se iluda com promessas que não podem ser cumpridas, isso deixa marcas difíceis de reparar, se fizer isso, outros terão de passar por ela depois de você e tapar os estragos que você fez. Tem marcas que não fecham, nem mesmo com muita dedicação e química.

Qualquer lugar é um lugar para a conquista: seu condomínio, um bosque, uma viagem, uma caminhada pelo parque um passeio pela cidade. Aproveite e mãos à obra! Elas estão ali, são sensíveis e muito receptivas para quem sabe chegar.

Você é inexperiente? Não sabe se aproximar delas? Inexperiência pode ser um “algo mais” e agrada quem vê a conquista de perto. No entanto, quando a Inexperiência pode gerar riscos, esta merece atenção ou treinamento adequado através da pratica com gente que conhece do assunto.

Tenha estilo. Seja você mesmo sempre! Ter estilo é ter um jeito próprio de se preparar, de treinar e de iniciar a conquista. Seja seguro de si na hora de começar sua conquista. Não fique olhando para o chão. “Só o cume interessa”, mas não sai dizendo isso por ai. Pode soar feio para quem não sabe dos seus objetivos.
Ande sempre seguro, elimine riscos e seja perseverante. Se não gosta de correr riscos, mantenha pelo menos seu psicológico em dia. Nada mais desagradável do que tremer na hora “H” e passar por venenos, parece que elas sentem isso, e nesta hora você vai olhar para o chão.
Cuide da saúde. Se você sofre de alguma disfunção, vá a um médico. Medo excessivo e depressão por falhar na hora “H” devem ser avaliados por um profissional. Estas dificuldades podem prejudicar muito a conquista.

Não seja vulgar. Uma abordagem vulgar ou direta demais pode destruir sua conquista e reputação, seja calmo e vá ao ritmo dela, nada de sair pegando em tudo que vê pela frente, a beleza da conquista esta nos detalhes e na preservação do melhor que ela tem.
Nada mais empolgante do que a música que vem dela! Já experimentou não usar um Ipod quando esta com ela? Não sabe ficar sem? Aprenda! Nesta hora até o vento soprando no seu rosto é a melhor musica que já escutou.

Pequenas atitudes são ótimas armas para conquistar, um rascunho do que você pretende. Um telefonema para o responsável por ela mostra comprometimento, um e-mail também já serve. O importante é se mostrar interessado em conquistar o seu objetivo sem desrespeitar as regras impostas pelo responsável, nada de pular a cerca e fazer o que não deve.

Se o dia rendeu, e você vai dormir junto a ela, sorte sua, mas não desrespeite as regras e suje a confiança conseguida com o responsável dela. Fogo é bom, mas deve ser controlado, e se for mesmo passar a noite, proteja-se, preserve-se da melhor maneira possível para o amanha ser melhor do que a noite. Até porque, se você não se proteger e proteger sua conquista, o responsável por ela vai querer sua cabeça (rs).
Este fim de semana vou usar a conquista de alguém para me divertir, mas em junho volto para minha ultima e termino o que comecei. Já estou até de olho em outra, quem sabe o que vai dar. Podem me chamar de fominha, mas tem coisa melhor?

Ainda bem que existem as namoradas para tirar “elas” da cabeça. Montanhas e vias de escalada são um vicio, conquistar uma rota nova parece ser uma obsessão.
Agradeço a Deus todos os dias por existirem as mulheres, só elas para nos desviar de vez em quando das montanhas, “elas” são tão fascinantes que não tem como parar de pensar em estar com elas.



Força sempre e boas conquista.

Atila Barros


Para conhecer mais dos seus textos assece o site: http://www.altamontanha.com/ 

sábado, 7 de maio de 2011

Escalada no Salão Encantado...

Algumas fotos de mais um dia de escalada em januaria, desta fez foi a inauguração de mais uma via no setor "lado de fora" no Salão Encantado. A ideia desta via era fazer um ascesso mais interesante para dentro da claraboia do salão, e acabou saindo uma esportivazinha de primeira, com aproximadamente 18 metros de altura, terminando em um bom patamar que ja fica dentro da caverna onde fica a claraboia e se localiza outro setor, onde ja existe uma bela via de aproximados 22m, a " Cabeça de Rato",e surgirão algumas outras vias fortes e negativas. Sobe-se por esta via em sistema de cordada, onde o guia dá a segurança pro segundo direto do patamar. Por isso a via se chama "Cordadinha" e deve ficar pelo 6sup ou talvez um 7º, quem sabe!!? O importante é que ela ficou muito gostosa de se escalar...Próxima semana, estaremos concluindo mais duas vias no mesmo setor. Bons ventos para todos e até mais...





celio guiando a "Cordadinha"

Seg no pé da via: Kall e Dazera.

celio de segundo na "Cordadinha"

um dos crux da via
Dazera na seg


kall de top rop

Top rop

Yulo na cadena de Via "Cordadinha"

Guiando
Dazera, vulgo "dinoite" guiando a via "cordadinha"

dazera guiando



De segundo